Vinhos dos Açores marcam presença em evento nacional

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas revelou hoje, dia 8 de Fevereiro, que a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores vai estar presente na 15.ª edição do evento “Essência do Vinho”, que irá decorrer de 22 a 25 de Fevereiro, no Palácio da Bolsa, no Porto.

A CVR Açores será responsável pela realização de um workshop intitulado "À Descoberta dos Vinhos dos Açores", a 24 de Fevereiro, que estará a cargo do presidente da sua Câmara de Provadores, Rodolfo Tristão. A “Essência do Vinho” vai levar ao Palácio da Bolsa cerca de 3.000 vinhos, de 400 produtores de todo o país, e um conceituado júri internacional, constituído por meia centena de especialistas de diversas nacionalidades, que irá avaliar e classificar os vinhos portugueses, pré-selecionados pelo painel de provas da revista A Essência do Vinho.

A CVR Açores tem funções de controlo da produção, do comércio e de certificação de produtos vinícolas com direito a DO (Denominação de Origem) ou IG (Indicação Geográfica) e tem como objeto garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos, o fomento e o controle dos vinhos, a definição do seu processo produtivo e a promoção e defesa interna e externa dos vinhos certificados. Esta associação de direito privado, criada a 22 de Agosto de 1995, tem sede na Madalena, no Pico, sendo constituída por representantes dos interesses profissionais da produção e do comércio dos produtos vitivinícolas da Região e por um representante do Governo dos Açores.

Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida, para vinhos de qualidade brancos e tintos.

Fonte:

http://www.azores.gov.pt/GaCS/Noticias/2018/Fevereiro/Vinhos+dos+A%c3%a7ores+marcam+presen%c3%a7a+em+evento+nacional.htm

http://portugalconfidential.com/essencia-do-vinho-2018-portuguese-wine-porto/