Vinho certificado dos Açores aumentou para 250 mil litros numa década

"Em 2004 apenas duas marcas comerciais de vinho eram certificadas, o Lajido, do Pico, e Pedras Brancas, da Graciosa, e o volume era apenas de 15 mil litros. Neste momento, o número de agentes económicos aumentou muito com o crescimento da área de vinha plantada e temos cerca de 250 mil litros de vinho certificado por ano", declarou Vasco Paulos.

A CVR-Açores foi constituída em 1995 com o objetivo de "garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos", promover o seu controlo, como definir o seu processo produtivo e assegurar a sua defesa.

Vasco Paulos adiantou que, atualmente, na região, existem 12 agentes económicos que representam individualmente várias marcas, tendo exemplificado com a adega da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, que possui quatro vinhos certificados.

O presidente da CVR-Açores está convicto de que o volume de 250 mil litros da produção de vinho certificado venha a aumentar face ao processo de reconversão da vinha nos Açores, através dos novos projetos VITIS (Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão de Vinhas).

"Se falarmos só no número de projetos VITIS que deram entrada até ao final do ano (170), a área de vinha ocupada com castas aptas à produção de vinhos DOC vai ultrapassar os 800 hectares na região, quando, ainda há bem pouco tempo, eram de apenas 130", destacou.

Segundo o responsável, para ser certificado o vinho tem que preencher determinados requisitos, como uma quantidade mínima de volume e castas autorizadas pela legislação em vigor.

Vasco Paulos explicou que se o produto preencher os requisitos necessários é posteriormente submetido à CVR-Açores, que procede a uma análise laboratorial para "assegurar que os parâmetros analíticos são legais".

O presidente da CVR-Açores acrescentou que há ainda uma outra análise, sensorial, assegurada pela câmara de provadores, que posteriormente atribui uma pontuação ao produto, sendo que só depois desta fase o vinho fica apto para ir para o mercado com o selo de certificação.

De acordo com Vasco Paulos, nos Açores existem atualmente 38 marcas de vinho certificado, várias centenas de produtores individuais e três zonas demarcadas: Biscoitos (Terceira), Graciosa e Pico.

 

Existe ainda a Indicação Geográfica Protegida - Açores para os vinhos de qualidade brancos e tintos, que satisfaçam as condições de produção fixadas. Em alternativa, os vinhos podem usar a menção Vinho Regional Açores.